quinta-feira, 30 de abril de 2009

Lembrete para futuros PMPs

30 de junho!!

Essa é a data final para quem está  interessado em se certificar na versão 3 do PMBok. A partir dessa data só na nova versão, edição 4.

Nunca é tarde para começar a estudar!

Read more...

terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína, reveja o risco do seu projeto

Após muitas previsões, parece que o globo está novamente sendo assolado por mais uma pandemia, depois da Influenza de 1918-1919 que levou a morte mais de 40 milhões.
De NY a NZ, todos os centros médicos do planeta já estão preparados para o pior, ou seja, a Gripe Suína (Suine flu) tomar dimensões incontroláveis.

Se alguma entidade divina ... Deus, Alah, Maomé, Buda, Shiva... olhar para nosso planeta rápido podemos ter tomado mais um susto como a da gripe aviária, com algumas centenas de mortos e milhares de doentes pelo globo, ou então podemos estar a ponto de ser dizimados aos milhões pela pandemia mortal, que pode fechar fronteiras, reduzir o fornecimento de suprimentos a quase zero por todo globo, acabar com empresas inteiras e reduzir a mão de obra por todo planeta.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou no último domingo(26) que a doença fugiu do controle e que existe a real possibilidade de ser uma epidemia global...Hoje, 28/04, a epidemia já é global com a confirmação em 8 países - México (n), EUA (64), Canadá (6), Espanha (2), Escócia (2), Nova Zelândia (3), Israel (2) e Costa Rica (1). 

Até agora não fiz você sair correndo da frente do seu PC ir até a gaveta aonde você guarda o seu Registro de Riscos?!?

Essa seria uma reação que nós, gerentes de projetos, deveriamos ter ao ver os notíciários, porque até semana passada esse não era um risco real a nenhum projeto, mas cada dia que passa ele está assombrando mais e mais nossos projetos, por enquanto os projetos internacionais são os mais afetados, mas já é o caso de começar a apontar o Risco nos projetos nacionais.
Será cada dia mais comum vermos membros das equipes em quarentena ou sem condições de trabalhar por causa da doença, recursos evitando viagens e fronteiras fechadas.

A ação precipitada do gerente de projetos, pode salvar preciosos Reais/dólares/Euros já investidos nos seus projetos e/ou até mesmo a sua empresa.

Boa sorte para todos e que a sua entidade divina favorita olhe para gente...rápido!

Read more...

terça-feira, 21 de abril de 2009

Certificação do PMI, como anda o mercado nacional

Estava lendo o suplemento enviado todo mês pelo PMI, PMI Today, e vi uma matéria legal de um brasileiro, Carlos Augusto Vieira de Freitas, sobre o crescimento da procura da CAPM (Certified Associate Project Managment). A matéria está muito bem escrita e quem quiser dar uma conferida pode ir no site do PMI

http://www.pmi.org/Resources/Pages/PMI-Today.aspx

O que mais me chamou a atenção foi a tabela na materia.
Credenciais ativas no Brazil
PMP CAPM PgMP PMI-SP PMI-RMP TOTAL
7258 78 6 8 7 7357
 
Credenciais de 2008
PMP CAPM PgMP PMI-SP PMI-RMP TOTAL
1485 51 4 7 7 1554
 
Informação legal para que está atrás de um diferencial de mercado.

Read more...

terça-feira, 14 de abril de 2009

PMBOK® repaginado

Desde 1983, quando surgiu o primeiro framework para gerenciament de projetos, muitas coisas já mudaram, entre as principais mudanças podemos ver o vulto que ganhou a carreira de gerente de projetos, que hoje já é uma profissão reconhecida mundialmente.

O crédito pode ser dado ao mercado que procurou bases sólidas para controlar e planejar seus projetos e também pelo excelente trabalho de divulgação e marketing que o PMI fez nesses mais de 25 anos.

Desses 25 anos de trabalho, só podia sair algo cada vez mais refinado, e foi iso que aconteceu no final de 2008, quando a versão atualizada do PMBOK® saiu, classificada como edição 4 Na essência permanece a mesma, conduzindo os gerentes de projetos e seguidores as melhores práticas do mercado, mas no conteúdo temos boas e significativas mudanças, principalmente para que etá estudando para ter o direito de virar:

Fulano de Tal, PMP 

O time de voluntários que criou a edição nova do PMBOK® se preocupou trabalhar duro sobre pontos que eram considerados confusos, como fatores ambientais e requisições de mudanças, e além disso, os processos que eram 44, passaram a ser 42, aonde dois processos foram excluídos, dois foram adicionados e outros 6 foram redefinidos em outros quatro processos. Se começar a detalhar não acabo hoje e ainda tiro o fator supresa de quem vai ler a nova edição. Assim paro por aqui e deixo a dica…

A data final para realização da prova para quem quiser se certificar na versão 3 é 30 de junho de 2009 e acredita-se que a procura nessa fase final seja bastante elevada, assim se antecipe ou estude mais um pouquinho.

Read more...

domingo, 12 de abril de 2009

Se Steve Jobs está envolvido, é pq o negócio é quente!


Mesmo depois de ter se afastado da Apple por motivos de saúde, Steve Jobs não deixou um dia de se dedicar a empresa, dizem que ele pessoalmente esteve envolvido em elementos do iPhone 3.0 e agora a grande novidade é que ele está pessoalmente testanto um tablet da Apple.


Isso que se chama toque de Midas! Acho que nem o Midas verdadeiro fez tanto!

Read more...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Oi prepara megacontrato de terceirização

A Oi recebe segunda-feira propostas para o que está sendo chamado de megalicitação ou o contrato do ano na área de telecomunicações. As maiores empresas do setor como Ericsson, Alcatel Lucent, Nokia Siemens e Huawei cadastraram-se para entregar propostas e assumir a manutenção da rede da companhia.
Há expectativas no setor de que o valor dos contratos seja pelo menos o dobro do que a Alcatel Lucent recebe pela manutenção da rede da Brasil Telecom (BrT). Fechado em janeiro de 2008, o contrato com a empresa franco-americana seria de quase R$ 1 bilhão por ano, com validade de dois anos. O valor é uma estimativa de mercado já que a cifra oficial não é conhecida.
O contrato da Oi será de cinco anos e empresa também não divulga quanto vai pagar aos prestadores de serviço. “O mercado vai definir os valores com a entrega das propostas e aí vamos analisar”, disse ontem o diretor de suprimentos da companhia, Eduardo Michalski.
Ele explicou que a Oi já tem manutenção da rede e serviços terceirizados, mas o processo hoje é pulverizado entre várias companhias. A intenção agora é que a responsabilidade passe para três ou quatro empresas no máximo. Os contratos que a Oi está buscando no mercado e o que a BrT fechou no ano passado têm semelhanças mas, ao mesmo tempo, apresentam diferenças importantes. A BrT escolheu um único fornecedor para todas as atividades. A Oi pode dividir os serviços por áreas geográficas na região dos 17 Estados em que atua. A região inclui São Paulo, os demais estados do Sudeste, todo o Nordeste e o Norte do país.
A Oi também definiu as áreas de atuação dos prestadores de serviço em duas plantas: interna e externa. A interna refere-se aos equipamentos da própria Oi; a externa abrange a rede na rua e o acesso aos clientes. “Buscamos sinergias em cada atividade. Hoje, quando a Oi vai à casa do cliente realizar um conserto na banda larga, por exemplo, vão dois técnicos. Um que cuida do par metálico e outro do serviço interno na casa do assinante”, explicou Michalski.
No caso da planta interna, a empresa dividiu a região de atuação em duas áreas , uma referente ao Norte e Nordeste e outra ao Sudeste, incluindo São Paulo. Nesse caso duas empresas diferentes podem vencer a licitação para cada área, totalizando quatro prestadores do serviço. Cada empresa também pode apresentar proposta para as duas áreas de forma conjunta.
Com relação à planta externa, mais de dez empresas interessaram-se pela concorrência. Além das grandes multinacionais do setor há empresas regionais , sendo que algumas delas já prestam serviços à Oi.
Para empresas que estão preparando propostas para a licitação, a Oi está sendo muito rígida nas exigências. A operadora estabelece que todos os empregados façam parte do quadro da prestadora do serviço. Isso, no total, pode significar 15 mil pessoas trabalhando na manutenção, contratadas pelas prestadoras.
A companhia também reduziu bastante a possibilidade de subcontratações pela empresa vencedora da concorrência. Para Michalski, o que a Oi exige é que o vencedor seja o responsável por tudo que acontece na área sob sua responsabilidade.
Ele explica, entretanto, que subcontratações serão aceitas. São aquelas que não estão dentro da atividade-fim da companhia. No caso de obras civis, será naturalmente aceito que a empresa contrate uma empresa de construção civil. Outro exemplo é o de serviços de limpeza.
O diretor da Oi informou que não haverá um leilão para a escolha dos vencedores, como aconteceu na licitação da BrT. O programado é receber as propostas na segunda-feira e analisá-las cuidadosamente antes de divulgar os nomes dos vencedores.
O contrato de terceirização da BrT termina em janeiro de 2010. Ainda não foi definido pela nova Oi que modelo será adotado depois de expirado o prazo.

Fonte: Valor Economico

Read more...

quarta-feira, 1 de abril de 2009

E você achando que era azarado!


Todos devem conhecer ou pelo menos já ouviram falar do Google Street View, uma ferramenta do Google Earth que se resume a um carro trafegando pela cidade tirando fotos de 360. A ferramenta já deu o que falar pois entre pessoas fazendo sexo em parques a assaltos a mão armadas já se viu de tudo nesses passeios.
O caso que para um britânico a ferramenta foi mais impiedosa, a Esposa desse "sortudo" quase morreu de susto quanto encontrou o carro do marido estacionado na frente da casa de uma amiga.
Segundo o jornal "The Sun", a Sra. traída visualizou o Range Rover do marido enquanto utilizava Google Street View para bisbilhotar a casa da amiga. O marido tinha dito para a mulher que estava viajando, mas ela reconheceu o veículo devido às calotas personalizadas.

O Google se preocupa em remover algumas imagens, mas os caras não tem bola de cristal!rs


Fonte: G1

Read more...