terça-feira, 14 de abril de 2009

PMBOK® repaginado

Desde 1983, quando surgiu o primeiro framework para gerenciament de projetos, muitas coisas já mudaram, entre as principais mudanças podemos ver o vulto que ganhou a carreira de gerente de projetos, que hoje já é uma profissão reconhecida mundialmente.

O crédito pode ser dado ao mercado que procurou bases sólidas para controlar e planejar seus projetos e também pelo excelente trabalho de divulgação e marketing que o PMI fez nesses mais de 25 anos.

Desses 25 anos de trabalho, só podia sair algo cada vez mais refinado, e foi iso que aconteceu no final de 2008, quando a versão atualizada do PMBOK® saiu, classificada como edição 4 Na essência permanece a mesma, conduzindo os gerentes de projetos e seguidores as melhores práticas do mercado, mas no conteúdo temos boas e significativas mudanças, principalmente para que etá estudando para ter o direito de virar:

Fulano de Tal, PMP 

O time de voluntários que criou a edição nova do PMBOK® se preocupou trabalhar duro sobre pontos que eram considerados confusos, como fatores ambientais e requisições de mudanças, e além disso, os processos que eram 44, passaram a ser 42, aonde dois processos foram excluídos, dois foram adicionados e outros 6 foram redefinidos em outros quatro processos. Se começar a detalhar não acabo hoje e ainda tiro o fator supresa de quem vai ler a nova edição. Assim paro por aqui e deixo a dica…

A data final para realização da prova para quem quiser se certificar na versão 3 é 30 de junho de 2009 e acredita-se que a procura nessa fase final seja bastante elevada, assim se antecipe ou estude mais um pouquinho.

0 comentários:

Postar um comentário