sexta-feira, 31 de julho de 2009

Voando na internet de casa a 100Mbps!!!

GVT quer impulsionar a velocidade média da internet dos brasileiros, que atualmente é de 1,9Mbps; na América do Norte cada usuário navega em banda larga de 5,9Mbps, em média.
A partir da próxima segunda-feira, 03 de agosto, a operadora de telefonia e banda larga GVT começa a comercializar, em 56, das 82 cidades onde atua, o seu novo pacote de internet banda larga. Denominado de Power, o serviço engloba banda larga para residências ou pequenas corporações em velocidades de 3Mbps, 10Mbps, 15Mbps, 35Mbps, 50Mbps e 100Mbps. A velocidade menor custa R$ 49,00 por mês e a maior R$ 499,00.
“Após a avaliação (Barômetro da Cisco) de que o Brasil tem 13% de penetração de banda larga – ante 21,8% nos EUA e 23,1% na Ásia, por exemplo – e que a oferta média de velocidade de banda larga no País é de 1,9Mbps – enquanto nesses dois outros locais é de 5,9Mbps e 4,1Mbps, respectivamente – decidimos lançar um pacote que melhore a experiência do internauta brasileiro e que trace um novo patamar de oferta da tecnologia”, diz Alcides Troller Pinto, vice-presidente de marketing e vendas da operadora de telefonia. As velocidades referidas foram medidas pela empresa no portal speedtest.net.
Para os assinantes das velocidades de 3 a 15Mbps, a operadora promete instalar o serviço em poucos dias - “até no dia seguinte é possível” – de acordo com Troller Pinto, já que o funcionamento dependerá do provisionamento por meio de tecnologia ADSL 2+ (uma evolução do fio de cobre e uma tecnologia já dominada pelo mercado nacional). Já para as velocidades de 15 e 35Mpbs, a tecnologia usada será o VDSL, deixando para as duas velocidades maiores, 50 e 100Mbps, a implementação de fibra ótica até a casa do usuário.
Esta última solução, denominada mundialmente como FTTH (fiber-to-the-home), será aplicada sob demanda, assim como as demais. Ou seja, a GVT passará a fibra ótica até a casa do usuário somente quando for contratada. “Isso, dado o nosso tipo de rede de telecomunicações, é perfeitamente factível”, diz Troller Pinto, lembrando que a base atual de mais de 500 mil assinantes de banda larga de outros planos da operadora já receberam os seus serviços dessa forma.
A rede dita por ele se refere a uma central telefônica regional ligada por fibra ótica a outras pequenas centrais espalhadas pelas ruas das cidades onde a operadora atua. “Assim, cada usuário está, no máximo, a 800 metros de uma de nossas mini-centrais”, diz. “E todas as mini-centrais já são ligadas por fibra ótica”. Em suma, ele quer dizer que o provisionamento da rede para instalar banda larga em novos usuários, seja pela tecnologia FTTH, VDSL ou ADSL 2+, demandará a aplicação de um cabo somente por esta metragem.
Questionado sobre as dificuldades de implantar fibra ótica de acordo com cada demanda de usuário, o executivo avaliou que deverão ser poucas as solicitações de planos de 50 e 100Mbps e por isso conseguiria atendê-las com “certa” presteza. “Certa” porque o especialista estima um tempo de instalação médio de 20 a 30 dias para cada pedido. “Mas esse tempo de instalação não é validado em contrato”, diz ele.
Quem pode comprarEsse novo pacote de serviços da GVT, o Power, vem para substituir os planos antigos do TurboNet e só será vendido juntamente com um plano de telefone fixo. Em 03 de agosto somente as 52 cidades já referidas poderão contratá-lo. “Mas essas cidades representam mais de 90% dos nossos clientes”, garante Troller Pinto.
Entre as cidades que estão inclusas nas 52 citadas estão Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Aparecida de Goiânia e Goiânia (GO), Florianópolis e Blumenau (SC), Salvador (BA), Vitória e Vila Velha (ES). No Espírito Santo, aliás, a empresa já está trabalhando com uma base de assinantes 160% superior ao prospectado, motivo pelo qual os usuários estão sendo atendidos com considerável atraso. “Estamos trabalhando para sanar essa lacuna”, finaliza Troller, admitindo os atrasos de implementação ocorrentes até o momento e que devem seguir mesmo com os novos planos que serão ofertados a partir da próxima semana, até que a empresa se consolide com funcionários especializados.


Fonte: ipnews

0 comentários:

Postar um comentário