sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Batalha dos sistemas operacionais

Cinco motivos pelos quais Macs não superam PCs com Windows 7


Usuário das duas plataformas aponta características que deixam o sistema da Apple para trás na corrida pelo melhor sistema.

Costumo usar tanto PCs com Windows quanto Macs (qualquer comentário de que não conheço o mundo Apple não faz sentido). Tenho utilizado o Windows 7 desde seu primeiro beta e uso meu Mac para edição de vídeo e desenvolvimento de aplicativos para o iPhone, entre outras coisas. E gosto de meus equipamentos de maneira semelhante (meu micro com Windows, meu Mac e meu servidor Linux).

Mas, francamente, as diferenças entre o Windows 7 e o Mac OS X em matéria de facilidade de uso atualmente são praticamente nulas. A Apple investiu em publicidade – com os comerciais “I’m a Mac” - para mostrar que seu sistema operacional era mais simples e fácil de usar do que seu concorrente, o Windows Vista.

Com a próxima batalha de sistemas operacionais entre Apple e Microsoft, o Windows 7 é um forte rival para vencer a maçã. A interface está mais limpa e com tarefas simplificadas, assim como os Mac OS X. A Apple terá que pensar melhor antes de usar a mesma estratégia de publicidade que funcionou tão bem com o Vista. Confira cinco razões pelas quais a Apple deve temer o Windows Vista:

Limpo, simples e fácil de usar. Agora há pouca diferença entre a experiência do usuário no Windows 7 e no Mac OS X. O Windows 7 corrige várias aplicações desnecessárias e confusas impostas na versão do Vista. A barra de tarefas está mais simples e vem com funções que realmente importam. O painel de controle foi remodelado, contendo apenas as tarefas básicas usadas pelos usuários avançados para gerenciar o computador.


leopardvsvista.jpg

Batalha de sistemas operacionais


O Mac trava mais. Depois que instalei a versão RC (prévia) do Windows 7, não houve mais travamento no sistema. Parece que o tempo quando o Windows dava pau com frequência ficou para trás. A verdade é que o meu Mac tem travado mais que o Windows 7 (no mínimo, uma vez por mês).

Flexibilidade e baixo custo. A Microsoft fez vários comerciais mostrando pessoas indo comprar um novo computador. Fica claro que os consumidores da propaganda escolhem um PC com Windows pelo custo mais baixo e a liberdade de escolher as peças de diferentes fabricantes para montar o computador. Um Mac só terá um preço justo se você for um fã desse tipo de equipamento, se odeia a Microsoft, se prefere a interface do Mac OS X, etc...

Desempenho. Ainda não foi possível fazer um teste de comparação de desempenho entre o Windows 7 e o Mac OS X Snow Leopard (mas vamos fazer em breve), mas uma coisa é certa: o Windows 7 não é ruim de desempenho como o Vista. As ferramentas do Windows 7 estão mais rápidas, o uso de memória está mais eficiente e a inicialização e o desligamento do sistema ficaram mais velozes. Outra vantagem é que ele foi programado para suportar os hardwares mais avançados disponíveis no mercado. Imagine tirar o máximo proveito de um processador Intel i7 .

A segurança do Mac NÃO É melhor que a do Windows 7. Muitos ainda vivem com o mito de que os Macs não têm problemas de segurança e que só o Windows tem. O Windows continua sendo alvo de mais ataques pelo fato de estar presente na casa da maioria das pessoas, mas a Apple, por exemplo, liberou só no dia 5/8 uma atualização de segurança contendo 18 conjuntos de correção. Por si só, o Mac OS X não é mais seguro que o Windows.

Fonte: PC World (http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/08/27/cinco-motivos-pelos-quais-macs-nao-superam-pcs-com-windows-7)

0 comentários:

Postar um comentário