quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Pense verde...ou melhor branco!

Finalmente começamos mais um ano, mas minha estória de hoje começou bem antes disso, e como todo bom brasileiro cheio de supertição... pé de pato, mangalô, três vezes... fui a caça do meu "abadá" branco com a minha esposa.
Depois de Km's caminhando por shoppings do RJ, percebi algo bastante interessante, a quantidade de roupas com algodão orgânico que encontramos...

NENHUMA! NADA!

Por acaso você sabia que isso existia? Se não saiba, entenda a importância que isso vem trazendo para o mundo, é tão importante que a Sears e JC Penney estão investindo forte no produto! Simplesmente porque ajuda ao meio ambiente!!!!
LINDO!!!!!

Mas deixa eu resumi esses 300 sites que achei aqui no google para vocês...

O que é Algodão Orgânico?
O algodão orgânico é todo aquele obtido em sistemas sustentáveis no tempo e no espaço, mediante o manejo e a proteção dos recursos naturais, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais à saúde humana e animal e ao meio ambiente, mantendo e recuperando a fertilidade e a vida dos solos e a diversidade de seres vivos.

Por que cultivar Algodão Orgânico?
As lavouras tradicionais de algodão são campeãs mundiais no uso de agrotóxicos, elas ocupam aproximadamente 2% dos terrenos agrícolas do mundo, mas sozinhas usam entre 25% a 35% de todo o agrotóxico produzido no planeta. O uso indiscriminado do agrotóxico na cultura do algodão, provoca intoxicação e morte de milhares e milhares de agricultores, pássaros, peixes, insetos e muitos outros animais, além de poluir o ar, o solo e as fontes de água.Por estas razões, desde o final dos anos 80, milhares de agricultores em cerca de 20 países do mundo vem se conscientizando da necessidade de cultivar algodão em bases orgânicas ou ecológicas. Ao mesmo tempo, muitas indústrias têxteis modificam seus processos de fabricação, para reduzir a poluição que provocam.
Como produzir?

A proposta do Algodão Orgânico, compreende um conjunto de tecnologias em que se destacam:

  • Plantio em nível, enleiramento de restos de culturas também em nível e, quando necessária, valetas de retenção;
  • Plantio do algodão nas primeiras chuvas, em consorcio com culturas alimentares, leucena e/ ou guandu;
  • Plantio de variedades precoces de algodão, como a CNPA Precoce 1 e CNPA 7H (herbáceo), CNPA . 7MH (híbrido do arbóreo com o herbáceo) e CNP A SM (arbóreo);
  • Adubação com esterco de gado, quando possível;
  • Adubação foliar com calda nutritiva ou biofertilizante;
  • Catação e destruição dos botões florais caídos;
  • Controle biológico do curuquerê do algodoeiro através do Trichogramma sp;
  • Após a colheita, arrancar e enleirar em nível o algodão herbáceo ou podar o algodão arbóreo e enleirar os ramos em nível.

Se você não entendeu nada...como eu!!...tudo bem! Só entenda que faz muito bem para o meio ambiente, divulgue e compre... para maiores informações ESPLAR Centro de Pesquisa e Assessoria.

0 comentários:

Postar um comentário