sábado, 7 de fevereiro de 2009

Não sou do Mithbuster, mas cuidado com seus velhos conceitos para economizar na sua conta de luz!

“Nooooossa! Que conta de luz é essa que chegou aqui!!! Um absurdo, só pode ter alguém fazendo um gato da minha luz!!!! Deve ser esse vizinho que nunca desliga o ar-condicionado!!!

Essa foi a primeira reação que tive ao ver minha conta esse mês, a segunda foi correr para o Google e levantar métodos de economizar energia!

Pesquisei, achei um monte de coisas boas, mas foi na Computerworld que achei algo bem diferente. Mitos e lendas sobre economia de energia que fazemos todo dia, bom demais! Então transcrevi alguns que realmente valem a pena!

Mito 1: Ligar e desligar um computador ou servidor reduz o seu ciclo de vida. As altas temperaturas geram stress nos componentes eletrônicos.

Fato: “Mermão, esquece isso! O ciclo de ligar e desligar um servidor ou computador não é fonte de estresse. Os mesmos componentes em TI são usados em dispositivos complexos que passam pela mesma rotina.

Detalhe, ligar e desligar não só economiza energia, como tem custo zero e maximiza a disponibilidade.

Mito 2: Servidores que acabaram de ser ligados demoram mais para reagir aos picos de processamento. Se os clientes tiverem que esperar, vão embora.

Fato: Servidores ligados - e com pouca carga de processamento - representam uma das maiores maneiras de desperdiçar energia.

Mito 3: A medida de consumo de energia em watts do CPU é uma medida clara da eficiência do sistema.

Fato: A eficiência é medida pela porcentagem de energia recebida pela fonte e convertida, podendo ser de 50% a 90%. O resto da energia não convertida é perdida na forma de calor, o que também prejudica na refrigeração do sistema. Ainda que esse dado não seja dado com toda clareza pelos fornecedores de fontes, é possível procurar a eficiência de todo o sistema ou fazer testes com os servidores em espera ou em carga total.

Mito 4: É melhor enfiar tudo (RAM, CPUs e periféricos) em um mesmo servidor do que dividir em servidores menores.

Fato: Isto só é verdade se você estiver com 100% de utilização! Mas isso é arriscado se ele rodar aplicações críticas. Diversos servidores menores podem ser desligados conforme a carga e geram redundância com tranqüilidade.

Mito 5: Monitores LCD usam quase nenhuma energia, por isso podem ficar ligados o tempo todo.

Fato: Um monitor de LCD de 17 polegadas consome 35 watts… só um minuto vou lá no quarto desligar o meu!!! Se você somar as centenas de monitores, esse gasto não é trivial. Logo não esqueça de configurar seu monitor para que ele realmente para entrar em “sleep mode”. Ah! Mesmo desligado, a fonte de um monitor LCD usa de 1 watt a 3 watts de energia. Eles só não gastam nada quando desligados da tomada.

Mito 6: Um notebook não gasta nenhuma energia quando está no sleep mode. Aparelhos USB, como iPod, se carregam pelo adaptador AC do laptop.

Fato: O sleep mode no Vista e o standby mode no XP salvam uma imagem do sistema na RAM e mantém esta imagem mesmo se o resto for desligado. O modo hibernar armazena o estado do sistema no HD, o que reduz o tempo de carregamento sensivelmente e permite que o laptop seja desligado.

O sleep e o standby continuam a sugar energia, entre 1 watt e 3 watts. Já o hibernar consome menos do que 1 watt. A diferença é pouca. Para acabar com o consumo de energia só mesmo tirando a bateria da tomada. Think Green!

Mito 7: As baterias de notebook tem um ciclo de vida limitado, não é possível fazer nada para que elas durem mais.

Fato: Os laptops com baterias de níquel-cádmio são equipados com uma funcionalidade que usa toda a carga da bateria para, a partir daí, colocá-la novamente em carga total.

Já os com bateria de íon lítio não tem os mesmos problemas.

No entanto, ao contrário das baterias NiCad, as de lítio preferem ser apenas parcialmente descarregadas: rodar até acabar toda a carga reduz o seu ciclo de vida.

Independente do tipo de bateria, o ciclo de vida cresce sensivelmente se ela for removida enquanto o laptop estiver conectado na rede elétrica. Atenção, só use essa dica se você estiver conectado ao no-break por motivos óbvios.

Mito 8: Os discos em estado sólido Flash reduzem a quantidade de energia consumida por um laptop.

Fato: Mito gigante esse… Nem os carinhas do programa conseguem provar… Como as aplicações de escritório tradicionais não acessam constantemente o HD, o menor consumo de energia será mínimo. Se o software buscar dados constantemente no HD, como aplicações de vídeo, o aumento da vida da bateria vai ser enorme.

Mito 9: Apostar em uma fonte centralizada vai obrigatoriamente salvar energia

Fato: Esta movimentação envolve remover todas as fontes de energia de todos os servidores em um rack ou todos os servidores em um datacenter e consolidá-las em uma fonte de energia AC-DC para todos os sistemas.

Isso não significa mais eficiência, já que existe perda de energia mesmo nas pequenas distâncias entre a fonte consolidada e as máquinas. Os novos servidores possuem fontes com eficiência de 95%, então o movimento não compensa.

Mito 10: Corre lá e compre tudo que puder o mais rápido possível equipamentos mais eficientes em consumo de energia.

Fato: Na verdade, as economias geradas pelos equipamentos mais eficientes devem ser comparadas contra o ciclo de vida atual dos equipamento. Substituir servidores de 5 mil dólares antes do final de sua vida útil para economizar 30 dólares por ano em energia não é economia de dinheiro.

Deixo aqui minhas dicas, enquanto vou aqui pagar a “dolorosa” conta de luz! Espero que vocês todos consigam fugir dessa armadilha!

0 comentários:

Postar um comentário