sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dicas de segurança…devia ficar impresso atrás da porta!

Recebi um e-mail mais cedo do meu irmão, que tinha recebido de um amigo que recebeu de não sei quem lá! Enquanto carregava pensei: "Lá vem alguma piadinha do Flamengo!", pior que nem era! Era coisa séria!

Era uma matéria que ele recebeu de um amigo de como se comportar no dia-a-dia para evitar se abordado por assaltantes. O melhor da dica é que elas vieram de "especialista" que dão de mil na polícia e não deixam nada a dever para a SWAT! rs

segurançasegurança2segurança3

A imagem ficou pequena no post, assim transcrevi os texto

CAMINHANDO
- Observe o que acontece ao redor (atenção 360 graus). Mantenha sempre 20 metros de distância de um suspeito e observe as mãos dele (geralmente escondidas nos bolsos)
- Se tiver que gritar, não use “socorro” porque faz as pessoas ao redor recuarem, pois fica claro que há perigo. Grite o nome de alguém como “Paulo!. O bandido achará isso incomum e pensará haver mais pessoas com a vítima.
- Mude de calçada e observe o comportamento do suspeito.
- Use óculos escuros, ande rápido e no centro da calçada e, se puder, contra o sentido do trânsito (para perceber algum veículo suspeito).
- Mantenha a bolsa à frente do corpo.
- Nunca demonstre estar procurando um endereço.
FAZENDO EXERCÍCIO
- Não use fones de ouvido ou algo que distraia a sua atenção. Mantenha-se distante de carros estacionados, arbustos e áreas mal iluminadas.
- Não pare para dar informações nem se aproxime de carros. Indique um posto policial. Se sentir que deve responder, faça isso em movimento.
ALGUÉM SEGUINDO
- Se notar algum suspeito entre numa loja pouco comum (homens em lojas de lingerie e mulheres em lojas de pescar, por exemplo). Se o suspeito entrar ou ficar do lado de fora, é provável que você esteja sendo seguido.
NAS COMPRAS
- Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não ter as duas mãos ocupadas.
- Sacolas de compras devem ser carregadas junto ao corpo e do lado de dentro das calçadas.
PEGANDO TÁXI
- Use somente os serviços de táxi dos pontos ou cooperativas cadastradas. Grave sempre, ao entrar o prefixo do táxi.
ABASTECIMENTO NO POSTO
- Evite ir à noite. Observe, antes de entrar, se há movimentação estranha, como funcionários parados e nervosos. Se desconfiar de algo, não entre.
NO ESTACIONAMENTO
- O carro não deve conter adesivos que indiquem onde você mora, trabalha, estuda ou faz ginástica. Nunca fique dentro do carro estacionado.
- Ao entrar no veículo, dê a partida e só então ponha o cinto, ajuste o rádio etc.
- Nunca se aproxime se surpreender alguém mexendo no seu carro.
- Se, ao retornar ao carro, você observar um “defeito” que impeça o motor de funcionar, chame o socorro de sua confiança, pois alguém pode ter criado o “defeito” para “ajudar” você.
NO CAIXA ELETRÔNICO
- Nunca use caixas eletrônicos à noite.
- Só use caixas em mercados, shoppings e outros locais com seguranças e público.
PARADO NO SINAL
- A faixa central é a mais segura, pois o bandido ataca pelas calçadas ou pelo canteiro central. As primeiras fileiras são visadas para roubos de carro: as últimas para furtos de objetos.
- Evite compras ao sinal. Mesmo que o vendedor não seja ladrão, você se distrai, abre o vidro e se expõe.
- Se suspeitar de algo, fique “colado” na lateral do carro à esquerda, não deixando espaço para abordagens.
DIRIGINDO
- Ocorrendo uma “batidinha” leve na traseira do seu carro, observe pelo retrovisor as pessoas que estão no veículo de trás. Se desconfiar, não pare.
- Por mais desumano que pareça, não pare para ajudar alguém à noite ou em locais de pouco movimento. Telefone para 190 e informe o local onde está a pessoa que necessita ajuda. Não deixe de ajudar, mas não pare.
- Ao passar por lombada verifique, antes de reduzir a marcha, se há pessoas estranhas e deixe distância suficiente do veículo à frente para poder desviar caso ele pare para bloquear o seu caminho.

Parece exagero, néh! Mas isso é o mínimo que podemos fazer, ainda temos várias outras ações que podemos fazer para nos prevenir!

 

OBS: Não achei a fonte, se alguém souber me envie, pq merece os créditos!

0 comentários:

Postar um comentário